top of page

A Devoção das 7 Dores e das 7 Alegrias de São José

Joyce Cristina de Paula Campinas, 2021

--

--A Igreja Católica Apostólica Romana, em sua Tradição, dedica os sete domingos que antecedem a Festa de São José, 19 de março, para recordar as sete dores e as sete alegrias de São José, que pode ser rezado ao longo do ano de diversas formas, reservando os domingos para isso, fazendo diariamente ou recitando cada uma das dores e alegrias dividindo em uma vez ao dia, durante sete dias seguidos [1].

--Conta-se uma história antiga [2] que dois padres franciscanos estavam navegando ao longo da costa de Flandres, quando uma tempestade os atingiu e o navio que estavam afundou, com seus trezentos passageiros. Os dois padres, para sobreviverem, se agarraram em um dos destroços, sobre o qual passaram três dias e três noites. Em aflição, recorreram a São José, implorando sua ajuda.

--Segundo a história, São José teria aparecido a esses padres e os ajudados a chegar em um local seguro. E em seguida, o santo aconselhou que recitassem o pai-nosso e a ave-maria sete vezes, em memória de suas sete dores e de suas sete alegrias, e em seguida desapareceu.

--É importante recorrermos a história dos santos e percebermos que o amparo de São José nunca faltou. Encontramos isso em um dos escritos da Doutora da Igreja, Santa Teresa D’Ávila: “Não me lembro de até hoje lhe ter pedido alguma coisa que não tenha concedido” [1].

--Também, São Josemaria Escrivá menciona sobre São José [3]:

A Sagrada Escritura diz-nos que José era artesão. Vários Padres acrescentam que foi carpinteiro. Das narrações evangélicas depreende-se a grande personalidade humana de José: em nenhum momento surge aos nossos olhos como um homem apoucado ou assustado perante a vida; pelo contrário, sabe enfrentar os problemas, ultrapassar as situações difíceis, assumir com responsabilidade e iniciativa as tarefas que lhe são confiadas. (São Josemaria Escrivá - É Cristo que passa, n. 40).

--Abaixo, mencionaremos quais são as sete dores e as sete alegrias de São José [3] e convidamos você, caro leitor, a se colocar sob os cuidados desse Glorioso Patriarca.

--1º Dor: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo (Mt 1,18).

--1º Alegria: O anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo (Mt 1, 20-21).

--2º Dor: Veio para o que era seu, e os seus não o acolheram (Jo 1,1).

--2º Alegria: Foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura (Lc 2,16).

3º Dor: Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido (Lc 2,21).

--3º Alegria: A quem porás o nome de Jesus, será chamado Filho do Altíssimo..., e o seu reino não terá fim (Lc 1, 31 e 32).

--4º Dor: Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações (Lc 2, 34).

--4º Alegria: Porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações (Lc 2, 30.32).

--5º Dor: O Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! (Mt 2,13).

--5º Alegria: Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 'Do Egito chamei o meu Filho' (Mt 2,15).

--6º Dor: José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel. Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá (Mt 2, 22).

--6º Alegria: Depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno (Mt 2,23).

--7º Dor: Começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura (Lc2, 44).

--7º Alegria: Três dias depois, O encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas (Lc 2,45 ).


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Padre Paulo Ricardo: Sete domingos em honra a São José (https://padrepauloricardo.org/blog/sete-domingos-em-honra-a-sao-jose).

  2. Aleteia: Quais são as 7 alegrias de São José: (https://pt.aleteia.org/2021/02/08/quais-sao-as-7-alegrias-de-sao-jose/).

  3. Opus Dei: As dores e alegrias de São José (https://opusdei.org/pt-br/article/as-dores-e-alegrias-de-sao-jose/).

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page