top of page

A importância da nossa relação com os nossos anjos da guarda

Atualizado: 24 de mar. de 2021

Anna Laura Rivas

Enzo de Sousa dos Santos

Gabriel de Almeida Porto

Campinas – 2020

----

--Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “Os santos anjos são para a igreja católica uma verdade de fé.” (CIC 328). Eles são seres que não possuem corpo, ou seja, são seres espirituais que estão junto de Deus nos céus; dado a eles a imortalidade, são seres inteligentes e que também tem suas vontades. São servidores de Deus, pois como diz Jesus na Sagrada Escritura “Contemplam sem cessar a face do meu pai que estás nos céus” (Mt 18,10). (CIC 329,330). Os santos anjos ajudam intercedendo e agindo de forma misteriosa, na nossa vida de fé e não devemos nos esquecer que todos nós estamos amparados por um santo anjo da guarda, que nos foi dado por Deus para nos guiar e proteger [1].

--Poderíamos imaginar que temos um grande amigo que nos acompanha em todo lugar, que não cansa de zelar pelo nosso bem e buscar de toda forma nossa segurança, nos dando sussurros de recomendações quando estamos afrente do inimigo. De fato, poderíamos imaginar, mas não precisamos, pois já nos foi dado um grande companheiro que faz além, nos torna mais fortes e nos direciona ao nosso fim último, que é contemplar a face de Deus no céu, para que tendo vivido dignamente como cristãos possamos gozar na plenitude da vida eterna [2]. O nosso santo anjo da guarda nos auxilia também em situações do dia a dia como uma apresentação de trabalho, uma prova, a chegada ou saída de um local, uma conversa com algum amigo, entre outros momentos. Nessas situações precisamos nos esforçar para agirmos de maneira reta, por exemplo, no caso de uma prova ou apresentação de trabalho, precisamos estudar; no caso de uma conversa com um amigo, precisamos estar disponíveis para escutar e acolher. Em casos como estes podemos pedir o auxílio do nosso anjo da guarda para cumprirmos ainda melhor as nossas tarefas.

--Ao nos preparar para o sacramento da confissão, muitas vezes somos tentados de diversas maneiras, o que pode se tornar algo desafiador. Nos sentimos envergonhados ou até mesmo com medo, então para combater essas emoções podemos pedir a ajuda do santo anjo da guarda nesses momentos. Ainda que aos olhos humanos não possamos vê-lo, basta confiar em sua fiel proteção para nos ajudar em momentos necessários que nos falta força e coragem para buscar as coisas do alto [3].

--É uma verdade concreta dizer que os Anjos estão presentes na Santa Missa, a Igreja assim o afirma. Os anjos caminham conosco diariamente a todo momento. Quando nos direcionamos para o altar de Nosso Senhor eles nos protegem e aprisionam maus espíritos que desejam tirar nosso zelo com o sagrado. No momento em que é celebrado o Sublime Sacrifício, os anjos cantam em coro, elevando a voz para maior glória da imolação que ocorre sobre o altar, prostram-se dobrando os joelhos e intercedem por nós. Nossas súplicas se tornam mais fáceis de serem ouvidas do que se estivéssemos a sós em casa, e são levadas ao Céu pelos anjos na presença de Deus [4].

--Mas e quando morrermos? O que acontece com nossos anjos da guarda confiados por Deus para nós? “Desde o início até a morte, a vida humana está cercada de sua custódia e intercessão. ” (CIC 336). Segundo São Luís Gonzaga quando alguém falece, o anjo o acompanha para que a alma se apresente diante do tribunal de Deus. Se for necessário que passe pelo purgatório, o anjo intercede perante Deus e o consola em visitas frequentes, buscando orações em meio aos homens para que seu protegido possa sair o quanto antes do purgatório e assim possam louvar eternamente a Deus. Porém, se a alma for destinada ao inferno, neste terrível acontecimento o anjo continuará a se alegrar com a justiça divina, pois ele se une totalmente a vontade do Senhor, e saberá quais foram as decisões que seu protegido tomou em vida para merecer esse destino [5].

--Na festa dos Santos Anjos da Guarda, em 2015, o Papa Francisco comentou que "O Senhor nos aconselha a respeitarmos a presença do anjo, a ouvirmos sua voz e seus conselhos e a jamais nos rebelarmos contra ele” [6]. Além do Papa, os Santos também podem nos ensinar a manter uma amizade profunda com esse dom poderoso vindo da Paternidade Divina, que é o nosso anjo da guarda.

--São João XXIII conhecido como o “Papa bom” pela sua simplicidade e bondade, disse uma vez:

“Confiem no anjo da guarda de vocês, os amáveis mensageiros da nossa vontade. Que os anjos, presentes em cada lar, falem do nosso desejo de obter harmonia social, boa moral, prática da caridade, paz entre as nações. Aos pais de família: ensinem aos vossos filhos que nunca estão sozinhos, que um anjo está ao seu lado. Ensinem-lhes como ter uma conversa sincera com o anjo, que é um bom conselheiro e intercede por vocês e os ajuda nas suas necessidades. É consolador sentir esse protetor especial perto de nós, ele fomenta a nossa intimidade com Deus, como professor de ascetismo e misticismo, e guia-nos ao Altíssimo. Eu ofereço a oração “Anjo de Deus, que és meu protetor…”pelo menos cinco vezes por dia, e, com frequência, falo espiritualmente com ele, e isso me proporciona sempre serenidade e paz”.

--Este grande santo tinha uma profunda intimidade com seu santo anjo da guarda e ao ver a multidão de peregrinos, sempre pensava na multidão de anjos que estavam presentes [7].

--Em uma carta para Annita Rodote, uma de suas filhas espirituais, São Pio a aconselha para que não se esqueça desse companheiro invisível, presente e disposto a nos escutar e consolar:

"Mantenha-o sempre presente no olho da sua mente. Lembre-se com frequência da presença desse anjo, agradeça-lhe, ore a ele, mantenha sempre sua boa companhia. Abra-se a ele e confie seu sofrimento a ele. [...] Dirija-se a ele em momentos de suprema angústia e você experimentará sua ajuda benéfica."[8].

--De fato, precisamos ter consciência da existência desse grande amigo dado por Deus, na intenção de não nos esquecermos que estamos sempre acompanhados, e podemos conversar com ele e pedir sua ajuda em todos os momentos de nossa vida. Peçamos a intercessão do nosso santo anjo para que busquemos sempre viver uma vida em santidade aqui na Terra, contando com sua ajuda, na certeza de que ele está com sua face sempre voltada ao Deus Santíssimo, e não se cansa de interceder por nós no céu.


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Sou catequista. Deus é o criador dos anjos. Disponível em: <https://soucatequista.com.br/deus-e-o-criador-dos-anjos-2.html>. Acesso em 14 mar. 2020.

  2. Youcat, Brasil. 20 coisas que os Anjos da Guarda fazem por nós. Disponível em: <https://blog.youcat.org.br/2019/10/01/anjos-da-guarda/>. Acesso em 14 mar. 2020.

  3. Equipe site Aleteia. Antes de confessar peça ajuda ao seu Anjo da Guarda. Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/pt.aleteia.org/2020/02/18/antes-de-confessar-peca-ajuda-ao-seu-anjo-da-guarda/amp/>. Acesso em 14 mar. 2020

  4. Últimas e derradeiras graças. Da prece dos sacerdotes e dos anjos pelos que ouvem a santa Missa. Disponível em: <http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/O%20Poder%20da%20Santa%20Missa/Da%20prece%20dos%20sacerdotes%20e%20dos%20anjos%20pelos%20que%20ouvem%20a%20santa%20Missa..htm>. Acesso em 14 mar. 2020.

  5. Equipe site Aleteia. O que nosso anjo da guarda faz depois da nossa morte. Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/pt.aleteia.org/2015/11/03/o-que-nosso-anjo-da-guarda-faz-depois-da-nossa-morte/amp/>. Acesso em 14 mar. 2020.

  6. Equipe Notícias Portal Canção Nova. Anjo da Guarda é um embaixador de Deus. Disponível em: <https://noticias.cancaonova.com/papa/anjo-da-guarda-e-um-embaixador-de-deus-diz-papa>. Acesso em 14 mar. 2020.

  7. Equipe Formação Portal Canção Nova. Os Papas falam sobre os anjos e incentivam nossa relação com eles. Disponível em: <https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/os-papas-falam-sobre-os-anjos-e-incentivam-nossa-relacao-com-eles/>. Acesso em 14 mar. 2020.

  8. Equipe site Aleteia. O Padre Pio e os Anjos da Guarda. Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2015/05/14/o-padre-pio-e-os-anjos-da-guarda/>. Acesso em 14 mar. 2020.

bottom of page