Quem é o Espírito Santo?
- Missão Acampamento
- 8 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 24 de mar. de 2021
Eric Rodrigo Lima Nascimento
Campinas – SP, 2020
Para começarmos a falar do Espirito Santo, temos que recordar o mistério da Santíssima Trindade: Existe um só Deus, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espirito Santo. O Pai é Deus, O Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus, mas há um só Deus. Dentro deste mistério, o Espirito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do filho, ou seja, ele é o amor entre o Pai e o Filho.
O termo “Espírito” traduz o termo hebraico "Ruah", o qual, em seu sentido primeiro, significa sopro, ar, vento. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas Divinas [1].
“O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós; mas é o Amor que causa tudo isto. Portanto, o Espírito é Deus enquanto Amor. ” (Santo Agostinho)
São Paulo narra: “O Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que Ele nos deu” (Rm 5, 5). Esse Amor é derramado sobre todos aqueles que seguem a Cristo e que são santificados por meio dos Sacramentos. Sendo assim, nos tornamos templo do Espírito Santo, morada d’Ele. Uma vez nos tornando morada do Espírito Santo, contamos em nossas vidas com o poder de Deus nos apoiando em nossas decisões e ações. O progresso em nossa caminhada será muito mais eficaz, pois o amor de Deus estará nos conduzindo através de seus dons. E estes aperfeiçoam as habilidades de nossa alma e nos fazem mais receptivos a esse amor de Deus.
Os dons do Espírito Santo, infundidos na alma do cristão, são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito. Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. (CIC 1830-1831).
“Cultiva o trato com o Espírito Santo - o Grande Desconhecido -, que é quem te há de santificar. Não te esqueças de que és templo de Deus. - O Paráclito está no centro da tua alma: escuta-O e segue docilmente as suas inspirações. ” (Caminho 57) – São Josemaria Escrivá
Espirito Santo é quem conduz a Igreja, garantindo que a Verdade sempre esteja com ela, fazendo-a cumprir a promessa de Cristo que as portas do inferno nunca prevalecerão.
“Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos”. O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e garante a ela a vida e a eficácia da missão. (Patriarca Atenágoras – 1948-1972)
Convidamos-vos a orar conosco:
-
“Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai, e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de Amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer. ”
-
Vinde, Espírito Santo!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Quem é o Espirito Santo? Disponível em: <https://opusdei.org/pt-br/article/quem-e-o-espirito-santo/>. Acesso em: 14 fev. 2020.
Comments