top of page

Sagrada Eucaristia

Atualizado: 24 de mar. de 2021

Luan Santos

Campinas -SP, 2020


"Eis aqui o tesouro da igreja, o coração do mundo, o penhor da meta pela qual, mesmo inconsciente, suspira todo o homem” ---------- São João Paulo II

--Questões sobre a Eucaristia, presença real de Cristo sempre foram ocasiões de discussões e reflexões.

--Muitas pessoas se questionam e vão até a igreja questionar por que tantas tragédias acontecem, porque tantas pessoas morrem de maneira violentamente e querem saber onde está Deus que não age nessa realidade, a resposta para todos nós está na eucaristia³.

--Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a eucaristia na Santa Ceia, foi também a noite em que foi traído, porém foi o momento em que ele mais nos amou, pois instituiu o sacramento da sua presença real no meio de nós, até a consumação dos séculos.

Tomou o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado a vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim”--(LC 22, 19-20)

--Hoje a qualquer momento, que quisermos nos encontrar com Jesus, basta irmos a uma igreja ou capela onde haja um sacrário, e o Cristo estará na Hóstia consagrada. Nosso Senhor Jesus nos disse: Permanecei em mim, eu permanecerei em vós, porque sem mim, nada podeis fazer, assim Jesus, na eucaristia encontrou um meio de estar no meio de nós.

--Foi o próprio Cristo, que na Santa Ceia nos disse: isto é o meu corpo, isto é o meu sangue, mas muitos ainda entendem como um símbolo, uma representação.

--Neste momento ocorreu e se tornou real até nos dias de hoje, o que a igreja chama de Transubstanciação, na Santa Missa quando o sacerdote repete as palavras de Jesus na Ceia, ele age Persona Christi, ou seja na pessoa de Cristo, ele como sacerdote, pelo sacramento da ordem que recebeu, ele participa do sacerdócio de Cristo, portanto neste momento não é mais o Padre e sim o próprio Cristo consagrando, a natureza do pão se torna o corpo, e o vinho se torna o sangue de Cristo, as aparências continuam as mesmas, mas as naturezas se tornam corpo, sangue, alma e divindade de nosso Senhor.

--“A comunhão nos separa do pecado. O corpo de Cristo que recebemos na comunhão é “entregue por nós”, e o sangue que bebemos é derramado por muitos para remissão dos pecados”.
--Por isso, a Eucaristia não pode nos unir a Cristo sem, ao mesmo tempo, nos purificar dos pecados cometidos e assim nos preserva dos pecados futuros.(CIC 1393)

--A eucaristia é o sacramento da nossa força, a igreja nos diz que é remédio e sustento de nossa vida, remédio porque cura nossas enfermidades espirituais que nós travamos, que não deixa nossa alma ser santa ,portanto alimento e sustento da nossa caminhada, que se possível deveríamos receber todos os dias, para termos força para viver como Deus quer, principalmente nos dias de hoje com tantas tentações.

--Sendo assim, o sacramento dos sacramentos, pois é o próprio Cristo que se dá a nós, sendo assim devemos nos preparar bem para recebê-lo com dignidade e assim receber com eficácia os frutos da eucaristia, estar com a confissão em dia, sem pecado grave, em estado de graça, estar buscando a perfeição cristã, a santidade. Logo após a comunhão não podemos esquecer de fazer a devida ação de graças, reparando as ofensas que o sagrado coração de Jesus recebe todos os dias.

--Falar de eucaristia sem citar o amor dos Santos seria impossível, como não lembrar São José Maria Escrivá que tremia ao elevar a Hóstia consagrada, São Francisco de Assis não se aguentava de amor e chegava às lágrimas, sem contar alguns milagres eucarísticos ao longo da história, como por exemplo “O milagre de Lanciano”.

--Numa manhã de domingo na cidade de Lanciano, na Itália, ao celebrar a Santa missa, um monge de São Basílio questionava interiormente o sacramento da eucaristia e a transubstanciação do pão e do vinho. No momento da consagração, eis que o pão se transformou em um pedaço de carne e o vinho em pequenos fragmentos de sangue coagulado.

--Que em cada comunhão nós possamos estar unidos aos santos, e amar o Santíssimo sacramento da eucaristia, desejá-lo ardentemente até o fim de nossas vidas, que possamos pedir a intercessão da Virgem Maria a primeira que comungou, mãe do Santíssimo sacramento por todos aqueles que um dia receberão a primeira Eucaristia.

Jesus Sacramentado, nosso DEUS amado!


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. TRESE, Leo. A fé explicada. 14 ed. São Paulo: Quadrante, 2014.

  2. JUNIOR, Padre Paulo Ricardo de Azevedo. O que são os sacramentos? Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/o-que-sao-os-sacramentos>. Acesso em 26 set. 2020.

  3. Pensar-Revista Eletrônica da FAJE v.7 n.1 (2016): 145-153. Disponível em: <http://faje.edu.br/periodicos/index.php/pensar/article/download/3528/3693/>.

bottom of page